PMPE inicia OPERAÇÃO PAPAI NOEL com 4,5 MIL policiais para reforçar segurança nas compras do FIM DE ANO
Segundo a corporação, a ação vai durar até o dia 31 de dezembro.
- Categoria: Geral
- Publicação: 19/11/2023 14:10
- Autor: Ricardo Lélis
Com a chegada dos festejos natalinos, os centros comerciais recebem um número maior de pessoas. A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) deu início, no último dia 15 de novembro, a Operação Papai Noel que vai até o dia 31 de dezembro e visa intensificar o policiamento no centro do Recife com o objetivo de assegurar a tranquilidade dos consumidores durante o período de compras de Natal.
Na sexta-feira (17), o comandante geral da PMPE, coronel Tibério César e o diretor executivo da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Recife (CDL), Hugo Philippsen, estiveram na praça Dom Vital para o lançamento dos policiais. Para garantir um ambiente seguro, haverá um efetivo adicional diário de cerca de 100 PMs. Totalizando uma previsão de 4.500 reforços ao longo dos 45 dias da ação.
Planejamento da segurança do Carnaval 2024
Visando repetir o êxito das ações executadas pelas forças de segurança no Carnaval deste ano, considerado um dos mais tranquilos da história, sem registro de homicídios durante os quatro dias de folia nos polos em Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social (SDS) iniciou as tratativas para os festejos do próximo ano com bastante antecedência.
A primeira rodada de reuniões já foi finalizada, reunindo gestores e representantes das prefeituras municipais dos principais corredores de folia do Estado, no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). Outras reuniões estão previstas para o próximo mês de dezembro com representantes do Galo da Madrugada e Homem da Meia-Noite.
Coordenando o Grupo de Trabalho Carnaval da SDS, composto por integrantes das PMPE, Civil, Científica e do Corpo de Bombeiros, a secretária Executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, recebeu em reuniões individuais os prefeitos de Olinda, Professor Lupércio; de Nazaré da Mata, Neno; de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; e de Bezerros, Luciele Laurentino; acompanhados de comitiva de secretários municipais, bem como representantes da Prefeitura do Recife.
Na pauta de cada encontro, foram tratados o planejamento geral e as particularidades individuais de cada município, alinhando medidas que incluem desde o incremento na segurança até questões como logística, mobilidade, saúde, cronograma de requerimentos, vistorias e regras.
As medidas estarão em vigor no período pré-carnavalesco (02/01 a 08/02), no Carnaval propriamente dito (de 09 a 14/02) e na etapa do Pós-Carnaval (15/02 a 03/03).
A secretária Executiva da SDS reforçou a necessidade da união de forças e da parceria entre Estados e municípios, na garantia de um Carnaval seguro para os milhares de foliões e turistas nos quatro cantos do Estado, uma vez que o evento requer muito trabalho e planejamento detalhado ao longo de vários meses.
Outra questão importante pontuada pelo gestor de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Marcelo Santos, que realizou a apresentação das diretrizes aos participantes das reuniões, foi referente à Portaria nº 5854 da SDS, publicada em 17 de outubro de 2023.
A portaria estabelece prazos e requisitos para que blocos, agremiações e produtores de eventos carnavalescos solicitem reforço de policiamento nas áreas onde realizarão suas festas. A solicitação será online, pelo site https://eventos.sds.pe.gov.br, até o dia 31 de janeiro de 2024.
O tenente-coronel solicitou apoio das prefeituras na divulgação para que representantes de entidades públicas, privadas e agremiações de cada município que tenham interesse em solicitar atividades de segurança pública para seus eventos carnavalescos possam fazer isso com brevidade e, assim, ajudar no planejamento.